22 de novembro de 2011

Você sabe lavar seu cabelo?

por Juliana Destro

Uma das diversas atividades diárias que nós, mulheres modernas, temos e que, acredito eu, não damos muita atenção é a lavagem de nossas madeixas. Nós nos preocupamos com as nossas unhas, com nossa pele, com perfumes e maquiagens, compramos inúmeros cremes (e dificilmente os utilizamos com disciplina), roupas, sapatos, bolsas e assessórios... Mas e os cabelos? Que tipo de shampoo e condicionador você usa? Com que frequência você os hidrata? Você se preocupa com a lavagem deles?



Muitos são os nossos cartões de visita, temos que nos preocupar com diferentes partes do nosso corpo para impressionar e passar um ar de ‘boa aparência’, seja com as amigas, com o namorado ou para pleitear um novo emprego. Minhas queridas, os cabelos têm um papel muito importante nesse quadro, influenciam, com toda certeza, o produto final.

Há diferentes tipos de cabelos: lisos, enrolados, alisados, escuros, loiros, ruivos, tingidos, com química, oleosos, secos e, por fim, os normais. O mercado, hoje, nos oferece uma gama de produtos para cada tipo de cabelo. São diversas marcas e, o melhor, o preço também é bastante variável, ou seja, TEM PARA TODOS OS BOLSOS!!!



Mas não é só identificar o tipo de cabelo que temos e qual o produto a ser comprado que devem ser levados em conta. O tempo que levamos para lavá-los e a temperatura da água são dois fatores imprescindíveis para deixar os cachos saudáveis, limpos e vivos.

Para os cabelos secos, é muito importante que a água esteja bem quente. Quanto mais quente a água estiver, mais hidratado e mais macio ele fica. Para quem tem cabelos oleosos, quanto mais a água estiver fria, melhor. A água fria não ativa as glândulas sebáceas do couro cabeludo, evitando que os fios fiquem oleosos e os deixando mais secos por mais tempo.

Agora, o tempo não pode ser esquecido nessa história. O mesmo tempo que você utiliza para lavar os cabelos com shampoo deve ser utilizado com o condicionador. Não adianta ficar horas com o condicionador nos cabelos, massageando, se o shampoo não foi retirado direito ou se os cabelos não foram lavados corretamente. Se o shampoo não for totalmente retirado, quando os cabelos forem expostos ao sol, podem ser ‘queimados’, ou seja, ressecam, adquirem coloração avermelhada e quebram.

Ao passar os produtos nos cabelos, é muito importante não coloca-los diretamente nos fios, principalmente na raiz. Independente do tipo de cabelo. Primeiro, eles devem ser espalhados nas palmas das mãos e, depois, passamos do meio dos fios para as pontas. Para quem tem cabelos secos, quanto mais massagem e mais alisá-los, do meio dos fios até as pontas, com o condicionador, mais rápido eles perdem a aparência de ressecados.

Já os cabelos oleosos, nada de massagem, nada de ficar alisando embaixo do chuveiro. Atenção meninas que possuem este tipo de cabelo: vocês devem lavá-los como se estivessem lavando algo mesmo. Espalhamos os produtos, primeiramente, nas palmas das mãos e aplicamos do meio dos fios para as pontas e ESFREGUE. Lave mesmo, sem ter medo. O que queremos é o efeito contrário dos que possuem cabelos secos. NÓS QUEREMOS CABELOS MAIS SECOS, MENOS OLEOSOS!!!

Viram, é tudo uma questão de como utilizar os produtos e não o produto em si. Claro, em muitos casos, o produto é relevante sim. Por isso devemos ficar atentos e devemos sim, procurar um dermatologista para sanarmos todas as dúvidas. Afinal, não queremos perder uma das fontes do poder feminino. O que quero dizer é que não importa se você não tem condições de comprar o produto mais caro da prateleira ou o um produto importado. Para termos o resultado esperado, basta ter informação!!!



Juliana Destro
Jornalista e Assessora de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...